NOTÍCIAS DO EVENTO

O Comitê Organizador do ABRISCO 2017 já recebeu 170 resumos submetidos para apresentação nas sessões de trabalhos técnicos do evento. Este número foi considerado um grande sucesso, pois é cerca de 65% do que foi recebido nos dois congressos anteriores. Isso representa um considerável aumento da importância do ABRISCO 2017 no cenário dos eventos técnico-científicos no Brasil.

É interessante verificar que a distribuição do número de trabalhos submetidos pelos setores acadêmicos (universidades e institutos de pesquisa) e o número dos submetidos por empresas/instituições está muito próxima dos 50-50%, o que indica que o evento ganhou peso, tanto no setor de desen­volvimento de técnicas e métodos, como nos setores que aplicam tais técnicas nas suas ativi­dades operacionais. No total foram recebidos resumos de 40 empresas e de 20 univer­sidades. As campeãs pelo lado das empresas foram a Petrobras com 22 resumos, a DNV GL com 14 e a ANP e a Anglo-American Minério de Ferro igualmente com 5 resumos cada. Pelo lado acadêmico, as campeãs foram a UFBA com 22, a UFPE e a USP com 11 cada, e a UFRJ e a UFF com 10 cada.

Com este excelente número de resumos e com o apoio institucional de importantes instituições e o patrocínio de várias empresas, estamos confiantes que o ABRISCO 2017 será muito forte, tanto do ponto de vista do número de participantes, como da qualidade dos trabalhos apresen­tados.

Luiz Fernando Oliveira

18-8-2017