Notícias Gerais do Segmento

Marcelo Urban

Marcelo Urban

15º Encontro do SABER 2021 da ABRISCO

Webinar 04-Agosto-2021 às 18:30h

 

Resumo:

Será que o risco de uma atividade realizada no passado pode existir ainda hoje? Aí está uma pergunta interessante e aparentemente bastante simples de ser respondida. Mas, será que realmente é tão simples assim? O que é uma “Análise Comparativa”? Como ela pode ser usada para a avaliação de alternativas de descomissionamento de instalações submarinas? Qual o papel da análise de risco em uma análise comparativa de alternativas de descomissionamento? O conceito de ALARP tem sido muito utilizado em análises de resultados de avaliações de risco. Qual o papel deste conceito em análises de risco realizadas dentro de uma análise comparativa? Nessas perguntas, temos quatro assuntos bem misturados. Nesta breve palestra, vamos pro­curar esclarecer os papéis de cada um no contexto do uso de análise comparativa como ferramenta para a avaliação de alternativas de descomissionamento de instalações submarinas, um assunto de grande importância no momento atual da indústria de óleo e gás no Brasil.

 

Apresentador: Luiz Fernando Seixas de Oliveira

Tem mais de 40 anos de experiência profissional, tendo sido pio­neiro na introdução das técnicas de análise de risco e confiabilidade no Brasil. Tem mestrado e doutorado em engenharia nuclear na Universidade da Califórnia, Berkeley (1976, 1979). Foi Professor de Análise de Risco e Confia­­bilidade na COPPE/UFRJ por 13 anos. Trabalhou por dois anos como cien­tista visitante no Brookhaven National Laboratory, EUA. Fundou a Principia Engenharia de Confiabilidade, adquirida pela DNV em 2000. Desde então tem atuado na DNV, onde já foi Gerente na América Latina e na Europa Ocidental. Atualmente é VP e Gerente do Centro de P&D da DNV no Rio. Coordenou e participou em mais de 500 projetos de consultoria nas áreas de análise/geren­cia­mento de risco e confiabilidade em várias países. Tem cerca de 150 tra­balhos publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais. Na sua longa carreira, tem dedicado grande empenho na difusão de conhecimentos sobre aplicações de análise de risco e confiabilidade, através de palestras e cursos realizados em univer­si­dades e empresas.

Foi um dos idealizadores e Membro-Fundador da ABRISCO e seu Presidente por dois mandatos (2015-2018), sendo ainda membro da atual Diretoria. Serviu no Board of Directors da IAPSAM (International Association for Probabilistic Safety Assessment and Management) de 2010 a 2018, tendo participado da organização de quatro Conferências PSAM durante este período.

O maior encontro técnico do Brasil em análise de riscos, segurança de processo e confiabilidade vem aí. De 22 a 24 de novembro, acontece o 5º Congresso Geral da ABRISCO (ABRISCO 2021), que promete reunir profissionais de todo o país para a disseminação do conhecimento e a troca de experiências.

Realizado desde 2011, ano de fundação da ABRISCO, o evento representa, para técnicos, gerentes e grupos de pesquisa e desenvolvimento, a oportunidade de conhecer a produção do setor e ter contato com especialistas. A programação do ABRISCO 2021 incluirá sessões plenárias, painéis, fóruns de debates e apresentações de trabalhos técnicos, todos no formato virtual, por conta da pandemia do novo coronavírus. O objetivo é oferecer conforto e segurança para membros da Associação, congressistas, patrocinadores e empresas de suporte.

Os melhores trabalhos serão recomendados para publicação no Journal of Loss Prevention in the Process Industries (JLP), em edição especial prevista para 2022. Caberá aos autores seguir os trâmites do veículo para divulgação de artigos científicos.

As sinopses podem ser enviadas até o dia 30 de julho pelo site do congresso. Os participantes serão notificados até 15 de agosto e terão até 16 de setembro para enviar os textos finais.

O ABRISCO 2021 tem o patrocínio de Revista Proteção, Revista Petro & Química e Subsea World Brazil Magazine, além do apoio institucional da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT), da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

Para mais informações sobre o evento, mande uma mensagem ou ligue: (21) 96757-5544.

Participe!

Venha participar desta apresentação feita por um líder/gestor em Segurança de Processo, de uma empresa de mid-stream americana e com especialização em fatores humanos na indústria de petróleo e gás. São discutidos os benefícios e desafios de se ter um Sistema de Gestão de Competências (CMS) robusto, bem como será demonstrado como tarefas/procedimentos e responsabilidades podem ser divididas em Funções Críticas utilizando uma ferramenta chamada Análise de Tarefas Críticas de Segurança (SCTA).

Caso não tenha recebido convite ABRISCO pelo Teams, envie correio para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Contempla aspectos tecnológicos e de gestão para controle dos riscos e perigos associados aos processos industriais, durante toda vida útil da unidade produtiva (Operação, Inspeção e manutenção), do projeto até a descontinuidade dos processos.

Curso EAD com aulas ao vivo com grandes especialistas da área!

Carga horária: 360h

Duração: 9 meses

Encontros do Saber - uma iniciativa da ABRISCO.

Não perca o próximo: dia 24/03, às 18:30h.

Acesse o webinário por este link. Não precisa de fazer inscrição.

 


Título Palestra

Uma Metodologia para avaliação de Incertezas no Gerenciamento de Riscos de Empreendimentos

Título original

A Methodology to Evaluate Uncertainty (or Lack of Confidence) in Enterprise Risk Management (ERM)

Sumário

A avaliação de risco é amplamente utilizada em uma variedade de setores e indústrias, particularmente com o advento do Enterprise Risk Management (ERM) nas últimas duas décadas ou mais. Porque cobre a maioria dos tipos de riscos, aplica-se à maioria dos tipos e tamanhos de organizações (privadas e governamentais), a ERM expandiu a aplicação de conceitos de risco na tomada de decisões em todo o mundo. No entanto, no ERM típico as avaliações não incluem a avaliação do nível de confiança associado às estimativas de risco.

Embora mencionada a importância de considerar e comunicar o nível de confiança na determinação do risco, os padrões de ERM não oferecem metodologias para isso. Assim, os tomadores de decisão podem presumir que as informações fornecidas a eles estão todas no mesmo nível de confiança ou suponha que seja tudo de alta confiança. Esta apresentação conduz a uma metodologia de cinco etapas desenvolvida a partir de “dados de benchmarking” para a avaliação do nível de confiança em ERMs.

Um exemplo, de uma empresa de Óleo e Gás ilustra a importância de avaliarmos o nível de confiança qualitativo e quantitativo. O exemplo mostra “insights” que não estão disponíveis sem a análise das incertezas, permitindo que os tomadores de decisão considerem o nível de confiança ao classificar os diferentes cenários de risco. Esta classificação é útil nas decisões de redução dos riscos, incluindo análise de custo-benefício. A classificação é geralmente diferente da classificação fornecida sem o nível de confiança quantitativo análise.

Ao analisar o grau de confiança, a metodologia aumenta a abrangência e a consistência dos estudos de ERM. Oferecendo uma abordagem sistemática, ajuda a melhorar a consistência, a tratabilidade da documentação em análise.

Nota ABRISCO: ERM é uma das abordagens informadas pela serie ISO 31000 - Gerenciamento de Riscos, e destacada na ISO/TS 31004 Guia para implementação da ISO 31000.

Bio

O Dr. Henrique Martini Paula tem experiência em segurança operacional e já gerenciou ou participou de mais de 100 projetos em gestão de riscos de negócios (ERM), gestão de segurança de processo (PSM), gestão de integridade, avaliação de custos de projeto/instalação e avaliação e análise de riscos. Sua experiência inclui uma variedade de tecnologia em diversos setores, incluindo produção de petróleo/gás offshore e onshore, gasoduto/oleoduto, refino, petroquímico, químico, geração/distribuição de energia, mineração, nuclear, defesa e manufatura. Em 2019 e 2020, ele investigou um desastre de mineração de alto perfil envolvendo 270 mortes, liderando uma equipe técnica de mais de 20 especialistas em investigação de incidentes, análise de causas raizes, cultura de segurança e disciplinas geotécnicas. O resumo executivo desta investigação ganhou menção no New York Times, Wall Street Journal e outros meios de comunicação.

O Dr. Paula prestou serviços de consultoria/treinamento em mais de 30 países, bem como fez treinamentos para o International Atomic Energy Agency (IAEA), o American Petroleum Institute (API), o American Institute of Chemical Engineers (AIChE) e o Process Safety Institute (PSI). Foi autor ou coautor de mais de 150 relatórios técnicos e artigos para as principais revistas técnicas e associações do setor.

Obteve o Ph.D. pelo Departamento de Engenharia Nuclear da Universidade do Tennessee (trabalho de curso e tese sobre avaliação de riscos) e é analista certificado de Modelagem Financeira e Avaliação (FMVA® Certificação 21454949), analista certificado de Confiabilidade, investigador certificado de RCA/Incidente (avançado) e lider certificado de PHA (avançado), assim como escreveu seções do Guidelines for Chemical Process Quantitative Risk Assessment e Guidelines for Developing Quantitative Safety Risk Criteria (ambos da AIChE).

Em 1º de Outubro, foi realizado o webinar ABRISCO e PETROBRAS, sobre Gestão de Barreiras na Segurança de Processo, a convite da gerente de Segurança de Processo da PETROBRAS, Margareth Ribeiro.

O encontro foi para os funcionários da PETROBRAS e associados da ABRISCO.

Estiveram presentes:

  • Margareth Fernandez Ribeiro – Gerente SEPRO da PETROBRAS;
  • Marcelo Santux – Presidente da ABRISCO e Gerente SMS da TOTAL;
  • Luiz Fernando Seixas Oliveira – Diretor Financeiro ABRISCO e Gerente de P&D da DNV;
  • Marcelo Mendes – afiliado ABRISCO e Gerente SMS da SHELL.

Faça o download das apresentações nos anexos abaixo.

Caras Associadas, Associados, Amigas e Amigos da ABRISCO,

Elisabete CostaÉ com imenso pesar e tristeza que comunicamos o falecimento na data de ontem (01/08/20) da nossa querida amiga Elisabete Costa.

Engenheira quimica formada pela UERJ, com MBA na Fundação Getúlio Vargas, profissional extremamente dedicada e competente nas áreas de gestão de projetos e gerenciamento de risco e meio ambiente. Teve passagem profissional relevante em algumas importantes empresas na área de óleo e gás do Rio de Janeiro. Utimamente, trabalhava como consultora através da empresa Kriteria, da qual era sócia-fundadora e Presidente.

Bete foi associada-fundadora da ABRISCO, sendo a sua Diretora-Financeira desde a eleição da atual Diretoria da ABRISCO em abril de 2019. Antes disso, atuou ativamente nas Comissões Organizadoras dos Congressos de 2015, 2017 e 2019, bem como na organização de diversos workshops promovidos pela ABRISCO. Na foto, ela aparece no grupo de participantes do Workshop promovido em julho de 2018 para o envio de sugestões para a revisão do atual SGSO da ANP, onde coordenou os trabalhos de uma das comissões do workshop. Recentemente, além de cuidar das suas tarefas como Diretora-Financeira, foi voluntária para coordenar do Grupo de Trabalho do IBP GT sobre Indicadores de Segurança de Processo, representando a ABRISCO. O seu nível de comprometimento e participação nos assuntos da ABRISCO era invejável. Uma perda que será sentida para sempre pela nossa Associação.

Elisabete Costa grupo

Mas, muito mais que uma colaboradora incansável da ABRISCO, o que mais sentiremos será a falta da sua presença amiga, da sua participação animada nas discussões das nossas reuniões das quartas-feiras e nas nossas conversas informais tomando um cafezinho depois das reuniões anteriores aos tempos do coronavirus. Em suma, o que mais sentiremos mesmo é a falta da amiga Bete.

Deixamos nossas mais sinceras condolências à família e aos amigos da Bete por esta inestimável perda.

A Diretoria da ABRISCO

De 02 a 04 de dezembro acontecerá o 4º Congresso Geral da ABRISCO (ABRISCO 2019), que reunirá profissionais de análise de riscos, segurança de processo e confiabilidade no Brasil. O evento representa um grande espaço para técnicos, gerentes e grupos de pesquisa apresentarem seus trabalhos, conhecerem o que está sendo produzido no setor e ter contato com especialistas. 

A ABRISCO criou um portal exclusivo para o Congresso. Em https://congressoabrisco.com.br/ você encontra todas as informações sobre o evento, prazos e orientações sobre inscrições, temário e diretrizes para a elaboração de resumos e trabalhos, bem como acesso à organização para esclarecimento de quaisquer dúvidas.

O prazo para envio de sinopses vai até o dia 30 de junho. O encaminhamento das sinopses pode ser feito diretamente pelo site do Congresso, neste link.

Fique atento e participe!

Visite o site do Congresso ou ligue para (21) 96757 5544

 

 

O SENAI criou o curso de pós graduação em Segurança de Processos trazendo uma visão abrangente, contemplando aspectos tecnológicos e de gestão para controle dos riscos e perigos associados aos processos industriais, para a vida útil do empreendimento (projeto, operação e  inspeção e manutenção) até a descontinuidade do empreendimento.

Mais informações

Além de ter organizado um importante seminário em conjunto com a CETESB em São Paulo, a ABRISCO foi convidada a participar de vários eventos de importância nacional nos últimos três meses: 1) A Congresso Nacional da Bioenergia, 2) a Conferência Rio Óleo e Gás 2018 e 3) o VI SOMA da ANP. Algumas informações sobre esses quatro eventos estão fornecidas abaixo, por ordem cronológica do evento.

 

1) Congresso Nacional da Bioenergia

Esse congresso de grande repercussão nacional, contou com mais de 1000 participantes, foi realizado pela UDOP (União dos Produtores de Bioenergia) em Araraquara, no período de 01 a 02 de agosto deste ano. A ABRISCO foi convidada a participar do Painel IV da Área de Saúde e Segurança Ocupacional. A ABRISCO foi representada pelos nossos associados Sara Zaed e José Carlos Xavier. Sara fez uma apresentação sobre a ABRISCO e suas áreas de atuação e José Carlos falou sobre: Aspectos técnicos da confiabilidade, risco e segurança de processo voltados ao licenciamento ambiental. Ambas as apresentações foram muito bem recebidas pelo público presente e representaram uma contribuição importante para o aumento do conhecimento técnico dos participantes e para a divulgação do nome da ABRISCO para esta parte da indústria de processo. Cópias das apresentações estão disponíveis para download na Área do Associado do site da ABRISCO.

 

2) Encontro Técnico da ABRISCO com as Indústrias Sucroalcooleira e Petroquímica

O evento foi organizado pela ABRISCO e contou com a cooperação da CETESB, que cedeu o Auditório Augusto Ruschi, da sede de São Paulo, e ainda prestou apoio logístico através da sua Área de Eventos. O Encontro Técnico foi muito prestigiado com as presenças do Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Dr. Eduardo Trani (terceiro na mesa da direita para a esquerda), do Presidente da CETESB, Dr. Carlos Roberto dos Santos (quarto na mesa) e da Diretora de Avaliação de Impacto Ambiental da CETESB, Dra. Ana Cristina Pasini da Costa (primeira na mesa). Representando a ABRISCO, participaram do evento o Presidente Luiz Fernando Oliveira (segundo na mesa) e o Vice-Presidente Renato Mendes.

Representantes da Logum, da Rumo, do Grupo Virgolino Oliveira (GVO) e da ABTL fizeram apresentações sobre os respectivos sistemas de gestão de segurança das suas empresas na parte da manhã. Na parte da tarde, houve apresentações de representantes da ABIQUIM e da Oxiteno: o primeiro falou sobre a relação entre o Programa de Atuação Responsável e a gestão de riscos e o segundo discorreu sobre a abrangência, as ferramentas e os controles da gestão de riscos na indústria química em prol de um ambiente mais seguro. O Presidente da ABRISCO, Luiz Fernando Seixas de Oliveira, fez uma apresentação sobre o tema “Cultura de Segurança e Acidentes Organizacionais”, uma cópia da qual está disponível para download na área de associados do site da ABRISCO. O evento terminou com duas apresentações do setor acadêmico: uma do Prof. Marcos Djun Barbosa Watanabe do CTBE/CNPEM sobre a biorrefinaria virtual e outra do Prof. Sávio Vianna da Unicamp sobre a modelagem de incêndios em poça em depósitos de armazenamento de combustíveis.

A ABRISCO deixa aqui registrado o seu agradecimento aos associados que levaram a cabo a orga­nização deste importante evento: José Carlos Xavier e Márcio Piovezan Salazar da CETESB e Angela Hayashi e Savio Vianna da Unicamp.

 

3) Rio Óleo e Gás 2018

A ABRISCO foi convidada a participar de dois importantes eventos da Rio Óleo e Gás 2018: o primeiro foi o Painel sobre a Transição da Operação do Campo de Lapa da Petrobras para a Total e o segundo foi o Fórum Downstream. Em ambos os eventos, a ABRISCO foi representada por seu Presidente, Luiz Fernando Seixas de Oliveira, que serviu como moderador no primeiro evento e como panelista no segundo evento. Cópia da apresentação feita no Fórum Downstream encontra-se disponível para download na área de associado da ABRISCO.

 

4) VI SOMA DA ANP (Seminário sobre Segurança Operacional e Meio Ambiente)

A notícia sobre este evento encontra-se apresentada em outra matéria nesta mesma seção de Notícias Gerais do site da ABRISCO, com o título “Revisão do SGSO da ANP: Minuta do Documento com as Sugestões da ABRISCO Foi Apresentado e Entregue durante o VI SOMA”. A ABRISCO foi convidada a participar do Painel sobre “Análise Crítica dos Envolvidos”. Na foto ao lado, os membros do Painel (da esquerda para a direita): Alexandre Glitz (CCPS), Carlos Henrique Mendes (IBP), Luiz Fernando Oliveira (ABRISCO), Marco Aurélio Fonseca (ABESPETRO) e o Moderador, Carlos Agenor Cabral (ANP).

Página 1 de 2

Onde estamos

ABRISCO

Rua do Hospício, 194    Sala 1106

Boa Vista, Recife PE   CEP: 50060-080

Tel: (21) 98859-8800

Nossas Redes Sociais