Notícias Gerais do Segmento

Marcelo Urban

Marcelo Urban

De 02 a 04 de dezembro acontecerá o 4º Congresso Geral da ABRISCO (ABRISCO 2019), que reunirá profissionais de análise de riscos, segurança de processo e confiabilidade no Brasil. O evento representa um grande espaço para técnicos, gerentes e grupos de pesquisa apresentarem seus trabalhos, conhecerem o que está sendo produzido no setor e ter contato com especialistas. 

A ABRISCO criou um portal exclusivo para o Congresso. Em https://congressoabrisco.com.br/ você encontra todas as informações sobre o evento, prazos e orientações sobre inscrições, temário e diretrizes para a elaboração de resumos e trabalhos, bem como acesso à organização para esclarecimento de quaisquer dúvidas.

O prazo para envio de sinopses vai até o dia 30 de junho. O encaminhamento das sinopses pode ser feito diretamente pelo site do Congresso, neste link.

Fique atento e participe!

Visite o site do Congresso ou ligue para (21) 96757 5544

 

 

O SENAI criou o curso de pós graduação em Segurança de Processos trazendo uma visão abrangente, contemplando aspectos tecnológicos e de gestão para controle dos riscos e perigos associados aos processos industriais, para a vida útil do empreendimento (projeto, operação e  inspeção e manutenção) até a descontinuidade do empreendimento.

Mais informações

Além de ter organizado um importante seminário em conjunto com a CETESB em São Paulo, a ABRISCO foi convidada a participar de vários eventos de importância nacional nos últimos três meses: 1) A Congresso Nacional da Bioenergia, 2) a Conferência Rio Óleo e Gás 2018 e 3) o VI SOMA da ANP. Algumas informações sobre esses quatro eventos estão fornecidas abaixo, por ordem cronológica do evento.

 

1) Congresso Nacional da Bioenergia

Esse congresso de grande repercussão nacional, contou com mais de 1000 participantes, foi realizado pela UDOP (União dos Produtores de Bioenergia) em Araraquara, no período de 01 a 02 de agosto deste ano. A ABRISCO foi convidada a participar do Painel IV da Área de Saúde e Segurança Ocupacional. A ABRISCO foi representada pelos nossos associados Sara Zaed e José Carlos Xavier. Sara fez uma apresentação sobre a ABRISCO e suas áreas de atuação e José Carlos falou sobre: Aspectos técnicos da confiabilidade, risco e segurança de processo voltados ao licenciamento ambiental. Ambas as apresentações foram muito bem recebidas pelo público presente e representaram uma contribuição importante para o aumento do conhecimento técnico dos participantes e para a divulgação do nome da ABRISCO para esta parte da indústria de processo. Cópias das apresentações estão disponíveis para download na Área do Associado do site da ABRISCO.

 

2) Encontro Técnico da ABRISCO com as Indústrias Sucroalcooleira e Petroquímica

O evento foi organizado pela ABRISCO e contou com a cooperação da CETESB, que cedeu o Auditório Augusto Ruschi, da sede de São Paulo, e ainda prestou apoio logístico através da sua Área de Eventos. O Encontro Técnico foi muito prestigiado com as presenças do Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Dr. Eduardo Trani (terceiro na mesa da direita para a esquerda), do Presidente da CETESB, Dr. Carlos Roberto dos Santos (quarto na mesa) e da Diretora de Avaliação de Impacto Ambiental da CETESB, Dra. Ana Cristina Pasini da Costa (primeira na mesa). Representando a ABRISCO, participaram do evento o Presidente Luiz Fernando Oliveira (segundo na mesa) e o Vice-Presidente Renato Mendes.

Representantes da Logum, da Rumo, do Grupo Virgolino Oliveira (GVO) e da ABTL fizeram apresentações sobre os respectivos sistemas de gestão de segurança das suas empresas na parte da manhã. Na parte da tarde, houve apresentações de representantes da ABIQUIM e da Oxiteno: o primeiro falou sobre a relação entre o Programa de Atuação Responsável e a gestão de riscos e o segundo discorreu sobre a abrangência, as ferramentas e os controles da gestão de riscos na indústria química em prol de um ambiente mais seguro. O Presidente da ABRISCO, Luiz Fernando Seixas de Oliveira, fez uma apresentação sobre o tema “Cultura de Segurança e Acidentes Organizacionais”, uma cópia da qual está disponível para download na área de associados do site da ABRISCO. O evento terminou com duas apresentações do setor acadêmico: uma do Prof. Marcos Djun Barbosa Watanabe do CTBE/CNPEM sobre a biorrefinaria virtual e outra do Prof. Sávio Vianna da Unicamp sobre a modelagem de incêndios em poça em depósitos de armazenamento de combustíveis.

A ABRISCO deixa aqui registrado o seu agradecimento aos associados que levaram a cabo a orga­nização deste importante evento: José Carlos Xavier e Márcio Piovezan Salazar da CETESB e Angela Hayashi e Savio Vianna da Unicamp.

 

3) Rio Óleo e Gás 2018

A ABRISCO foi convidada a participar de dois importantes eventos da Rio Óleo e Gás 2018: o primeiro foi o Painel sobre a Transição da Operação do Campo de Lapa da Petrobras para a Total e o segundo foi o Fórum Downstream. Em ambos os eventos, a ABRISCO foi representada por seu Presidente, Luiz Fernando Seixas de Oliveira, que serviu como moderador no primeiro evento e como panelista no segundo evento. Cópia da apresentação feita no Fórum Downstream encontra-se disponível para download na área de associado da ABRISCO.

 

4) VI SOMA DA ANP (Seminário sobre Segurança Operacional e Meio Ambiente)

A notícia sobre este evento encontra-se apresentada em outra matéria nesta mesma seção de Notícias Gerais do site da ABRISCO, com o título “Revisão do SGSO da ANP: Minuta do Documento com as Sugestões da ABRISCO Foi Apresentado e Entregue durante o VI SOMA”. A ABRISCO foi convidada a participar do Painel sobre “Análise Crítica dos Envolvidos”. Na foto ao lado, os membros do Painel (da esquerda para a direita): Alexandre Glitz (CCPS), Carlos Henrique Mendes (IBP), Luiz Fernando Oliveira (ABRISCO), Marco Aurélio Fonseca (ABESPETRO) e o Moderador, Carlos Agenor Cabral (ANP).

A ANP realizou no dia 10 de outubro, o VI SOMA (Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente), evento que vem sendo realizado anualmente pela Agência e que já se tornou tradicional no cenário brasileiro de eventos importantes para a segurança de processo na área offshore.

A ABRISCO foi convidada a participar como panelista no terceiro painel do dia, o qual tratou das propostas de mudanças a serem introduzidas na revisão do SGSO. O Presidente da ABRISCO, Luiz Fernando Seixas de Oliveira, apresentou alguns pontos selecionados do documento com as sugestões advindas do Workshop da ABRISCO, realizado em 23/07/18.

Luiz Fernando aproveitou a ocasião para fazer a entrega simbólica da minuta do documento à ANP. Contendo cerca de 90 sugestões e comentários, o documento foi entregue ainda sob a forma de minuta, pois alguns itens precisam ser completados e falta também aparar pequenas inconsistências entre as sugestões feitas para algumas práticas de gestão.

A minuta do documento e a apresentação feita por Luiz Fernando (ambas em pdf) estão disponíveis para download no campo Área do Associado do site da ABRISCO, ir em Artigos, para isto você precisa seu registro (nome e senha) de associado.

Se você é associado da ABRISCO e ainda não recebeu a sua senha para acesso à Área do Associado do site, mande um mail para Catia Pedrosa no endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , indicando quando foi feito o pagamento da anuidade de 2018 e solicitando uma senha para acesso ao site da ABRISCO.

A ABRISCO participa de 1 e 2-Agosto, do 11. Congresso Anual de Bioenergia organizado pela União dos Produtos de Bioenergia (UDOP).  No primeiro dia do congresso, haverão 3 sessões sobre SMS. Em uma delas, participarão nosso associado Eng. Jose Carlos Xavier, falando ferramentas de risco, confiabilidade e segurança de processos no licenciamento ambiental e a conselheira da ABRISCO, Enga. Sara Zaed palestrando sobre gerenciamento de barreiras de proteção, na industria de O&G.
 
O Eng. Alexandre Glitz representando o CCPS, fará palestra sobre segurança de processo baseada em risco. 
 
É oportuno este relacinamento das industrias do O&G e a Bioenergia, buscando a integração dos profissionais de SMS e gestão de processo industriais. 
 
A programação do congresso da UDOP podem ser obtidas no link abaixo:
 
UDOP congresso
 
 
 

Caros Associados da ABRISCO

A ABRISCO realizará no próximo 23 de julho um workshop sobre propostas à previsão de alteração do regulamento técnico de SGSO (Sistema de Gestão de Segurança Operacional) da ANP, Resolução ANP n.43/2007. Conforme já divulgado pela ANP, é previsto que o SGSO seja revisto em 2018, razão pelo o qual a ABRISCO convoca seus associados e convidados para que possam propor sugestões de novos tópicos, melhoria no texto atual e outras contribuições.

Este regulamento técnico desenvolvido para operações offshore de perfuração e produção da indústria do petróleo está em vigor desde 2007, sendo importante para a segurança operacional das instalações marítimas de petróleo. A ABRISCO ao final deste encontro irá consolidar as propostas apresentadas por seus associados/convidados e enviará à ANP como contribuição técnica resultante desde encontro técnico específico.

A ABRISCO e o IBP possuem acordo de colaboração, desde 2017, e o IBP, através da gerencia de sustentabilidade, apoiará este evento permitindo que o mesmo ocorra nas suas instalações, no Rio de Janeiro.

Por meio de contato anterior, a ANP comprometeu-se a receber a consolidação das propostas deste workshop para que sejam avaliadas para a próxima revisão deste SGSO.

Enviaremos convite a todos os associados para que componham este workshop de um dia. A programação do evento será enviada no começo do mês de julho.

Abraço a todos,

Luiz Fernando

Veja pagina ANP sobre SGSO

http://www.anp.gov.br/exploracao-e-producao-de-oleo-e-gas/seguranca-operacional-e-meio-ambiente/fiscalizacao-da-seguranca-operacional/gerenciamento-de-seguranca-operacional-sgso

Onde estamos

ABRISCO

Rua do Hospício, 194    Sala 1106

Boa Vista, Recife PE   CEP: 50060-080

Tel: (21) 98859-8800

Nossas Redes Sociais

pop congresso.v3